27 de janeiro de 2008

A REVELAÇÃO QUE EDIFICA



Matheus 16:18-20

Este texto de Mateus me traz algumas lições importantes. A primeira delas é que Jesus faz uma afirmação a Pedro , tu é cefas;em Aramaico é Kefá.
Jesus faz esta afirmação logo após Pedro ter sido objeto da revelação divina na percepção de que Jesus, de fato, é o filho do Deus vivo. Jesus então responde a Simão que não foi nem carne e nem sangue que revelou a ele esta verdade mas o Pai que esta nos céus, ou seja, não nasceu de nenhuma percepção natural de Pedro mas sim divina.
Mas logo depois, Jesus faz um jogo de palavras á Pedro que, pelo contexto, fica evidente que Pedro entendeu tudo errado posto que no decorrer da conversa ele chega a repreender a Jesus (v.22).Jesus afirma entretanto que não é sobre Pedro (Petros) que a sua igreja seria edificada mas sobre “esta Pedra” se referindo a si mesmo que no Grego é Rocha .Mas a pergunta que se faz é : qual o fundamento da Igreja de Jesus ?

A maioria que ler este texto já tem idéias preconcebidas sobre este fundamento. Por anos foram ensinados que este fundamento é” Jesus”. Mas de qual Jesus estamos falando afinal ? sobre qual fundamento Cristo edifica sua igreja ? Quais os sinais ou evidencias temos para tal afirmação ? Se é sobre ele que estamos edificados, porque parecemos ser tão diferentes dele ? e de qual “igreja” estamos falando ?

João , nos diz que aquele que diz estar nEle , este deve andar como ele andou. E como ele andou ? Quais suas prioridades ? quais seus valores ? quais seus atos ? como e aonde ele andou ? quem foram seus amigos ? com quem ele mais desejava estar ? Pense comigo e responda sinceramente estas questões.

Esqueça tudo o que você já ouviu falar de Jesus e leia os evangelhos com o coração livre de interpretações preconcebidas. Sim! É impossível ler os evangelhos e não ver que o Jesus do evangelho é bem diferente do Jesus de idéias preconcebidas pela religião seja ela cristã ou não.

Jesus edifica sua igreja sobre si mesmo. Não importa o nome que leve, nem a proporção que tenha , nem a influencia que adquira . Se não se parecer com ele ... não será “sua igreja”

A segunda lição que tiro do texto, é a de que Jesus edifica sua igreja sobre a “REVELAÇÃO”. È Impossível estar edificado nEle se não for pela revelação. Pedro havia entendido isso. A igreja de Jesus esta edificada pela revelação direta do pai de que ele é o Filho do Deus vivo. A Igreja de Jesus não esta edificada em si mesma. Ela só será igreja de Jesus se aprender que nada recebe de si mesma. Só será igreja de Jesus se aprender a admitir que foi por revelação que veio a crer. Só será igreja de Jesus se aprender a ser manso e humilde de coração. Só será igreja de Jesus se desfazer-se de sua pretensão de achar-se digna do reino. Só será igreja de Jesus se aceitar a morte e ressurreição de Cristo como graça, de graça , por graça e na graça.Só será igreja de Jesus se entender que nenhum dom perfeito vem de si mesma mas do pai da luzes.

Quando entendemos que “não foi carne e nem sangue” mas sim por revelação , tudo o que ligarmos na terra terá sido ligado nos céus assim como toda arvore não pode dar fruto de si mesma. A seiva da vida vem dele.

Por fim, Jesus diz que “ a ninguém contassem ser ele o Cristo” e aqui não se esta pedindo que se esconda a sete chaves tal revelação mas sim que esta revelação seja fruto de consciência própria. Há o momento de revelar a revelação mas Jesus sabia que se não houvesse entendimento profundo em si mesmo , os discípulos jamais teriam como fazer conhecida a revelação.
O reino de Deus esta dentro de nós. Primeiro tem que mexer aqui dentro, depois pra fora e por fim jorrar para vida eterna. Se a revelação de quem é Jesus não for , primeiramente pra mim , não serve pra outros posto que será apenas “conehcimento teórico” sobre Jesus ou apenas agregamento religioso ainda que venha acompanhado de piedade.

Meu desejo é conhece-lo como de fato ele o é. Amar como ele amou. Pra maioria de nós , amor sempre vem acompanhado de “mas” , tipo : “ eu amo , mas.....”
Sempre tem um “ mas”. Pra Jesus amor tem ponto final . Não tem virgula e nem reticências.Deus é amor.

Um abraço
Carlos Clay

Nenhum comentário: